Terreno em Ponta Delgada, São Miguel, localizado junto ao Jardim António Borges ou Jardim Lombinha. A poucos minutos do centro histórico da cidade, composto atualmente por uma Casa e uma Ermida.
Este projeto procura desenvolver-se em torno das pré-existências, procurando reconstruí-las, colocando-as no centro e em simultâneo respeitando as suas diferenças, integrando-as na nova construção.
Neste terreno, com aproximadamente 6000 m2, temos 2 tipos de projeto:
Projeto 1:
Projeto submetido à Câmara Municipal de Ponta Delgada, sob a forma de pedido de informação prévia (PIP) tendo dado entrada no dia 23/08/2019 e teve despacho de aprovação, para a construção de um empreendimento turístico de tipologia apartamentos turísticos na categoria de 4 estrelas.
O programa proposto no referido PIP contempla 59 unidades de alojamento composto por:
51 unidades:
6 apartamentos T0: Estúdio com zona de estar, kitchenette, zona de dormir e casa de banho (12 camas)
20 apartamentos T1: Sala de estar com kitchenette, quarto dulplo e casa de banho (40 camas)
20 apartamentos T2: Sala de estar com kitchenette, dois quartos duplos e casa de banho (80 camas)
5 apartamentos T3: Sala de estar com kitchenette, três quartos duplos e casa de banho (30 camas)
Casa principal:
8 apartamentos T0: Sala de estar, quarto duplo e casa de banho (16 camas).
Este projeto contempla incentivos fiscais
Projeto 2:
Este projeto tem um conceito diferente, contempla a construção de um Aparthotel composto por 47 apartamentos turísticos com tipologias compreendidas entre T0/T1/T2 e T3, podendo ser transformados em apartamentos turísticos ou em habitação.
O lote composto por 5 822 m2, dividido pelas seguintes tipologias:
– 15 apartamentos T0
– 18 apartamentos T1
– 13 apartamentos T2
– 1 apartamento T3
Os edifícios centrais (casa e Ermida) são naturalmente vocacionados para a entrada do quarteirão, localizando-se ali os espaços de receção, restaurante, sauna e respetivos serviços.
Uma pérgula no jardim a sul da casa principal, construída com a mesma métrica dos pórticos, assegura um espaço de estadia e encontro exterior onde é possível servir pequenos-almoços e refeições.
A pérgula é um elemento charneira na ligação ao jardim sul, onde se localiza a piscina e o equipamento de apoio que configuram o limite do lote nesta frente.
As unidades T0 e T3 ocupam os 2 pisos superiores da casa mãe, servidos por um núcleo de circulações verticais com ligação ao estacionamento.
As unidades T1 e T2 localizam-se nos edifícios-muro que percorrem o jardim.
Cada unidade de alojamento nesta opção funciona como uma pequena moradia com áreas muito generosas uma vez que são eliminadas as áreas comuns dos corredores e circulações verticais.
O estacionamento é resolvido abaixo da cota de soleira na área do terreno de modo a minimizar a escavação.