Tipping Point ou Ponto de Inversão: O estado do mercado residencial no Mundo

Presenciamos, em todo o mundo, uma convergência de forças económicas, sociais e tecnológicas que têm vindo a remodelar continuamente a dinâmica do setor imobiliário. Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a questão que mais nos intriga: estará o mercado imobiliário global a atingir o seu ponto de viragem?

À medida que exploramos os principais factores que impulsionam esta mudança, descobriremos os desafios e oportunidades que se avizinham. Leia o artigo completo e navegue pelos estudos desenvolvidos pela Knight Frank que sustentam a nossa reflexão.

A expressão “Tipping point” foi celebrizada por Malcolm Gladwell e refere-se a um momento crítico no qual um sistema sofre uma mutação irreversível.

Por sistema, deve entender-se desde um indivíduo até uma população, desde uma empresa até uma indústria inteira, remetendo sempre para comportamentos humanos, comportamentos estes que podem influenciar desde o curso de uma infeção viral até uma tendência de moda ou de consumo.

Estará o mercado imobiliário português a viver, presentemente, um ponto de
inflexão?

Esta é uma questão com a qual nos debatemos diariamente na Quintela + Penalva l Knight Frank.
Para compreender e antecipar o mercado, é fundamental entender a dinâmica dos pontos críticos no setor imobiliário, por forma a tomar decisões de investimento informadas que possibilitem garantir a viabilidade e sustentabilidade de uma simples tomada de decisão.

E este é, sem dúvida, o tempo para tomar decisões atendendo às mutações, sejam elas boas ou más, que todos nós estamos a viver na indústria do imobiliário. Mutações que passam por políticas de habitação, por incentivos fiscais, por tendências de consumo e por um conjunto de fatores fáceis de enumerar, mas muito difíceis de prever, tal é tração que o setor imobiliário tem tido nos mass media e, consequentemente, em toda a comunidade.

Não temos dúvidas que o setor imobiliário, cada vez mais, se assume como uma das indústrias de maior relevância no panorama português e a todos os atores deve ser exigido um papel que ajude a uma reflexão, em benefício deste setor que já provou ser de grande sucesso e com capacidades que vão muito mais além de proporcionar um espaço de vivência.

A produção de informação de qualidade, nesse cenário de turbulência e incerteza, assume-se de capital importância e a partilha desta informação, mais do que uma intenção, deve ser uma obrigação, para que todos nós possamos repensar a nossa indústria e encontrar vias válidas e consistentes para continuar a servir um mercado, cada vez mais mundializado e ávido de beneficiar das condições únicas que o nosso país oferece.

E porque estamos a falar de mundialização, a Quintela + Penalva Knight Frank tem construído o seu sucesso no mercado português, assente na sua relação com uma das empresas mais relevantes na indústria do imobiliário – a Knight Frank. O acesso a informação produzida por este gigante, tem sido peça chave para que possamos posicionar-nos e preparar para um mercado cada vez mais global, mais sofisticado e exigente, com clientes oriundos dos 4 cantos do mundo e com a justa expetativa de encontrar produtos de imobiliário em Portugal de acordo com os standards mundiais de luxo.

Partilhar esta informação com os principais atores da imobiliário – os promotores imobiliários, é instrumental, para que todos nós possamos caminhar para um futuro sustentado e com capacidade de impactar clientes de todas as origens.

Este é o primeiro número de uma newsletter que colocamos à sua disposição, com links de acesso aos principais estudos que a Knight Frank tem produzido ao longos dos últimos meses que, mais do que ajudar, acreditamos que o possam inspirar.

Ao navegar pelos links abaixo, poderá inteirar-se do mercado das “Branded Residences”, constituindo-se como uma tendência cada vez mais forte, em vários pontos do globo, por forma a responder a um grupo de pessoas que não se conformam em estabelecer-se em apenas uma geografia. Leia o artigo aqui.



Igualmente, poderá descobrir que a arte, os relógios e as joias lideram o mercado de investimento de luxo, sendo que os carros, os vinhos e as carteiras também estão no top 10 do “Luxury Investment Index” da Knight Frank. Leia o artigo aqui.

E, por fim, um índice com uma análise ao comportamento de 56 mercados imobiliários no mundo, onde, provavelmente, irá surpreender com o fato de Portugal estar posicionado no TOP 15 dos mercados com maior crescimento, segundo o “Global House Price Index”. Leia o artigo aqui.

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Guarde um lugar especial para esta publicação que iremos fazer chegar à sua caixa de email, todos os meses. Esperamos que seja uma boa fonte de informação, mas, principalmente, de inspiração e com capacidade de ao ajudar a repensar esta nossa indústria que, muito provavelmente, está a vivenciar um “tipping point”.

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